segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

System of a down


"System of a Down". Um nome cada vez mais forte e ouvido. Ainda desconhecido do grande público pelas plagas brazucas, mas em vias de ser cultuado por americanos e europeus. Uma banda de som inclassificável, jogada nas prateleiras do tal Nu Metal (o que chega a ser ofensivo à competência do quarteto).

Banda moderna, da era da MTV, onde o som se mistura ao visual, e dessa sopa se faz um caldeirão de idéias esquisitas, inovadoras, espantosas, com uns barulhinhos eventualmente confundidos com algum defeito no disco ou no aparelho de som. Com três discos (e um E.P., além de singles) lançados, e sem deixar a peteca cair, a banda cai de boca na mídia e suscita interessantes discussões sobre sua verdadeira natureza. A esquisitice esquizofróide dá a tônica dessa história, que guarda certa semelhança com outra banda difícil de rotular: Faith No More, do carismático vocalista Mike Patton. E carisma é o que não falta ao SOAD! A presença de palco do quarteto é simplesmente fantástica, e as músicas são devidamente encenadas! Músicos, atores, artistas. Extremamente pesada quando quer, lindamente melódica do jeito que o rock gosta, uma banda americana com pitadas da Armênia, já que seus integrantes são originários daquele país. Integrada por:

Serj Tankian nos vocais (e teclados), nascido em 21/08/1967;
Daron Malakian na guitarra (e segundo vocalista), de 18/06/1975;
Shavo Odadjian no baixo (22/04/1974);
John Dolmayan na bateria (15/07/1973).

Quatro figuraças cheios de caras e bocas de rolar de rir. Lançaram os discos: System of a Down (1998), Sugar E.P (1998, com apenas sete faixas, entre versões ao vivo e versões variadas do mesmo tema), Toxicity (2001), e Steal This Album (2002), além de alguns singles.

Afora a sonoridade, destacam-se as letras, inteligentes e politizadas. Por conta desse poderoso lado punk (mais para Bad Religion que Ramones), o clip da música "Boom!", que sacaneia Bush, Saddam e cia., foi até proibido na MTV européia. Patético...

Nenhum comentário: